quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Tropa de elite

Vi ontem à noite o "Tropa de Elite", a adaptação para o cinema de um livro com o mesmo título.



É um filme muito duro, realista, com violência a rodos que retrata a sociedade brasileira nas grandes cidades com as gritantes desigualdades sociais e a violência que daí surge.



A única pergunta que ocorre depois de ver o filme é se haverá um modo de quebrar os diferentes círculos viciosos que se geram (e alimentam) a criminalidade.



Não recomendo aos mais sensíveis, mas recomendo para todos os outros, a quem não pretendo chamar de insensíveis mas antes capazes de melhor suportar as cenas duras e cruas.



Neste filme a própria linguagem é uma arma e um escape e o ambiente torna-se uma mistura de um cenário pós-apocalíptico com um jogo "shoot'em up". A única diferença é que é um filme sobre uma questão actual vivida por pessoas de carne e osso.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

No princípio

A forma influencia o conteúdo e por isso apesar de não ser determinante a escolha do nome é sempre um momento decisivo na escolha do carácter do empreendimento.



Sem mais delongas a escolha recaiu sobre Hypertetrahedron (hipertetraedo), também conhecido por simplex. É uma forma simples qualquer que seja a dimensão do espaço, na qual todos os pontos são iguais. Figurativo, talvez, significativo, não sei.



Não escolhi o simplex porque poderia ser interpretado como:



  • demasiado simples, não é;

  • algoritmo de optimização, que também não é;

  • uma iniciativa governamental, uh?



Espero que alguém especial esteja agora satisfeito. :-)