sexta-feira, 31 de julho de 2009

As inusitadas ironias do spam

É interessante como o spam às vezes nos faz sorrir. :-)

Não me refiro a ganhar uma qualquer lotaria, há mais de dez anos que isso me acontece. De vez em quando há uma mensagem que nos supreende e faz sorrir, em especial quando decididamente sou o tipo errado de receptor pretendido.

Hoje recebi uma mensagem a sugerir candidatar-me a uma girls band.

Ia ter piada. :-D

sábado, 4 de julho de 2009

Dica para melhor usar o tar

Pois, há alturas em que por usar unix há mais de 16 anos se julga que já se sabe o básico.

Como por exemplo como usar o comando tar. O tar serve para criar arquivos, junta vários ficheiros num só, e depois usa um compressor à parte para comprimir o ficheiro resultante. Esta aproximação difere do zip que faz as duas operações no mesmo programa.

Pois, há dias descobri que aquilo que eu sempre soube que era preciso passar ao tar qual o tipo de compressão a usar não é necessário, afinal o próprio tar consegue decidir qual é o tipo correcto.

Exemplo, para descomprimir um ficheiro tar comprimido com o gzip era necessário fazer:

tar xzf ficheiro.tar.gz

O que estou a dizer é que funciona simplemente usando

tar xf ficheiro.tar.gz

O mesmo para bzip2, em vez de

tar xjf ficheiro.tar.bz2

basta

tar xf ficheiro.tar.bz2

Catita, não? (como diria a Xana)

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ajudas em linha (ou nem por isso).

No mês passado e por causa do trabalho da Xana aderimos ao kanguru da Optimus.

O único problema que nos surgir foi que sempre que tentamos ver a facturação no sítio do kanguru a resposta é que o sítio só pode ser visto com o Internet Explorer. Uma vez que nenhum dos nossos computadores o tem não conseguimos consultar a facturação de forma electrónica.

Queixei-me, usando a interface de clientes, tendo o cuidado de colocar o pedido na secção de problemas de acesso ao sítio, e a resposta que tive foi a seguinte:

"Caro(a) Cliente,

Informamos que o serviço de acesso à Internet Kanguru funciona devidamente com o sistema operativo Linux, no entanto, não dispomos, dos drivers para o mesmo. Assim, sugerimos que efectue uma busca na Internet com o intuito de verificar se os mesmos se encontram disponíveis para download.

Referimos no entanto que, a versão do sistema operativo LINUX que o serviço Kanguru presta suporte é a instalada no computador ASUS EEEPC, denominada LINUX XANDROS.

Referimos ainda que, existem determinados sites na internet que usam obrigatoriamente o sistema operativo Windows não permitindo o acesso por outros browsers, pelo que sugerimos a utilização do Internet Explorer como browser.
"

Vamos analisar a resposta por partes. Em primeiro lugar eu não pedi ajuda sobre como usar o modem, aliás no Fedora o acesso é mais fácil uma vez que não é preciso instalar nada. Ou seja a resposta nos dois primeiros parágrafos é relativa a algo que eu nunca pedi nem perguntei.

O último parágrafo é caricato porque usa uma suposta inevitabilidade para justificar o caso. Ou seja pretende-me educar sobre a realidade da vida (internet neste caso). Se eu disse que não uso o windows como é que posso usar o explorer?

Por favor, da próxima vez não ajudem. O que não é grande diferença em relação ao que passou desta vez. :-)