terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mapas - livros altamente não lineares

Enquanto vinha para a Faculdade lembrei-me que as indicações na estrada relativamente à via Norte mudaram, onde antes a estrada era referida como N13 agora passou a N14 (a estrada nacional que liga Braga ao Porto).

Como não tenho a certeza qual das considerações está correcta, para além de não ter GPS no carro, lembrei-me de consultar o "Atlas de Portugal" do Instituto Geográfico Português. Este livro foi uma oferta do Instituto no dia em que lá fui apresentar uma palestra sobre o LyX.

Para além do livro ofereceram-me uma mapa de Portugal continental com mais de 2 metros quadrados. :-) Para mim isto tem um significado especial na medida em que o primeiro objecto que comprei para mim foi um mapa, não livro mas um mapa (da Europa, que ainda guardo).

Mas afinal os mapas são livros, que ao invés de terem uma leitura linear tem uma leitura altamente não linear onde todas as relações se sucedem sem que haja uma relação de ordem completa.

Sendo escoteiro e fazendo bastantes caminhadas e raids os mapas acabam também por ser fiéis companheiros de aventuras (e algumas desventuras).

Pois, por falar no mapa, isso lembra o LyX e o facto de que tenho que preparar um seminário para o dia 10 de Dezembro para apresentar aqui na Faculdade de Economia. Bom, cá vou eu de volta ao trabalho...

Sem comentários: