segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

LyX 1.6 is ready for release

Pois, é com algum atraso que tenho a anunciar que o LyX 1.6.0 está cá fora.

Este foi mais um ciclo em que me coube a mim a tarefa de coordenar e gerir o lançamento da primeira versão estável resultado de cerca de um ano de desenvolvimento.

Para quem não sabe, o que provavelmente não é o caso de quem está a ler este blog (Nota: aqui a dupla negativa fica estranha e confusa), o LyX é um projecto que tem como objectivo produzir um programa que serve para criar documentos. A ênfase é claramente colocada na criação do conteúdo com a vertente do arranjo da forma a ser posterior.

Esta filosofia contrasta com os processadores de texto tradicionais, aliás o nome em inglês pode ser traduzido literalmente por processadores de palavras. Aqui a formatação ocorre frequentemente através de um conjunto de micro-optimizações que nem sempre jogam bem entre si.

Para o LyX a unidadade fundamental é o documento e para isso há uma série de ferramentas para ajudar à edição.
O sucesso do LyX pode ser explicado fundamentalmente por dois factores igualmente importante, por um lado a filosofia e por outro lado a existência de uma ferramenta por baixo que tem uma grande versatilidade e é extenso no suporte para muitos tipos particulares de edição.

Pessoalmente, e pode parecer estranho vindo de alguém que tem a responsabilidade de gestão do projecto na componente relativa à colocação de um produto cá fora aquilo que me interessa é sem dúvida a filosofia.

É uma experiência pessoal e sem dúvida profissional interessante a da interacção com uma vasta comunidade distribuida geograficamente. Com a subequente gestão de expectativas e conflitos coordenando um grupo de voluntários para lançar um produto de software livre(/open source).

É uma evolução natural na minha relação com o software e implicitamente com os computadores mas que mesmo assim não me deixa de espantar quando olho para o ponto de partida.

Sem comentários: